SOBRE BLOG DO DENIS THAUMATURGO

Me chamo Denis Thaumaturgo Siqueira, nascido em Manaus no dia 05 de outubro de 1981. Sou filho de Fátima Taumaturgo e Ademar Siqueira, que são exemplos das virtudes que hoje possuo, como meu caráter, honestidade e o fato de estar sempre bem intencionado a fazer o bem, sem ver a quem. Tenho três irmãs mais velhas, Sirley, Kátia e Vânia, tenho uma filha de 13 anos chamada Luiza e uma amiga que faz parte da minha família, chamada Tina Guimarães, que desenvolve comigo diversos projetos. Minha vida sempre foi pautada em ações na área de tecnologia, além de ações sociais, culturais, desportivas e comunitárias.

TECNOLOGIA

Trabalhei durante muitos anos como desenvolvedor de sistemas, websites e softwares, nessa área de passei por lugares tais como: Tropical Hotel Manaus, Ministério Público do Estado do Amazonas, Netium, Acesso Informática, Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia da Informação, Manaustrans, Assembleia Legislativa, dentre outros.

A programação sempre foi uma paixão na minha vida, desde 11 anos de idade quando meu computador ainda era preto e branco até os dias de hoje quando ainda continuo atuando como programador em projetos pessoais, como esse meu portal por exemplo. Acredito que devemos fomentar o desenvolvimento tecnológico da Zona Franca de Manaus para contribuir na economia da nossa cidade.

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO CONJUNTO SANTOS DUMONT

Fui eleito e reeleito presidente da Associação de Moradores do Conjunto Santos Dumont, sempre com a convicção sobre onde queria chegar, sem ver empecilhos, seguindo com perseverança e entusiasmo, renovando as forças a cada dia sem perder o alvo de vista, estando sempre pronto a recomeçar. Fui o principal elo entre a comunidade e o poder público, trazendo diversas melhorias relacionadas a infraestrutura, trânsito, transporte, esporte e lazer.

Realizei todos os anos, durante quase uma década a Banda de Carnaval e Festival Folclórico, ambos entre os maiores da zona Centro-oeste de Manaus, sempre direcionando a arrecadação para benefícios dentro da comunidade.

FESTIVAIS CULTURAIS DO PIRÃO-AM

Sou líder do Movimento Cultural Pirão-AM, que visa à democratização da música autoral independente produzida no Amazonas, possibilitando ao público apresentações de shows de artistas e bandas locais com trabalhos autorais dos mais diferentes estilos. Já foram realizadas quase 30 edições dos festivais, sempre gratuitos, cada vez em uma comunidade diferente, reunindo sempre um grande público em cada festival.

O festival envolve ações sociais e integra outras expressões artísticas: teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, audiovisual, dentre outras, cujo objetivo é possibilitar uma conexão entre os artistas locais e novos públicos. Em longo prazo o Pirão-AM busca quebrar o paradigma de que todo mundo fala da Amazônia, mas chegou a hora de ser ouvida também!

AÇÕES SOCIAIS DO PIRÃO-AM

Coordeno também as ações sociais que acontecem nos dias que antecedem os Festivais Culturais do Pirão-AM. Primeiramente visitamos algumas comunidades e identificamos algumas demandas que não estão recebendo atenção por parte do poder público, então reunimos a própria comunidade e buscamos parcerias de comerciantes dentro do próprio bairro para contribuírem os materiais a serem utilizados em revitalizações de praças, instalação de playgrounds, iluminação, dentre outras demandas.

Durante as ações a comunidade tem oportunidade de conhecer de perto os artistas locais e assim criam um vínculo muito especial, pois durante a semana todos trabalham juntos nessas ações sociais e no final de semana acontece a celebração com o festival.

OUTRAS PRODUÇÕES CULTURAIS

O sucesso das minhas produções culturais no Movimento Cultural Pirão-AM e Conjunto Santos Dumont me renderam convites para participar da produção de outros eventos tradicionais na cidade.

Dentre os eventos destacam-se: Bloco do Caldeira, realizado no Centro; Galo de Manaus, que é o maior bloco de carnaval do Norte do Brasil; Bloco na Rua, que é um evento de carnaval alternativo, com música autoral; Chá de Papoulas que é um bazar que integra gastronomia, e diversas intervenções artísticas; Festival Noites do Norte, que reúne bandas locais e outras bandas do cenário nacional para apresentações em Manaus.

OLIMPÍADAS DA PAZ

Sou presidente do projeto Olimpíadas da Paz, que surgiu em 2013, baseado na minha experiência adquirida em outras competições do gênero.

Busquei de maneira inovadora criar novos jogos que de forma imparcial atendam o anseio dos atletas e do bairro onde moro. Este projeto transforma os jogos em projeto social, com a finalidade promover a integração no âmbito da comunidade através de jogos esportivos de caráter participativo, reunindo jovens e adultos, promovendo o intercâmbio sociocultural, sob uma prática ética.

A competição é formada por equipes de atletas, diversas modalidades esportivas e culturais são incluídas na competição, que envolvem toda a comunidade.

ASSOCIAÇÃO MANAUARA DE FUTEBOL DE MESA

Praticamente todos da minha geração, e gerações anteriores praticaram o “futebol de botão“ quando criança. No Amazonas o esporte Futebol de Mesa vinha sendo praticado nos anos 80, e as competições eram levadas muito a sério, inclusive com classificações para competições nacionais.

Em 2007 resolvi procurar na internet os praticantes desse esporte e acabei reunindo um grupo de pessoas em minha residência, onde praticamos durante muito tempo até que fundamos a Associação Manauara de Futebol de Mesa. Essa associação já realizou oficinas e workshops apresentando para nova geração essa modalidade que por pouco não ficou esquecida em Manaus.

AÇÕES SOCIAIS

Sempre estive envolvido em ações sociais, voltadas a campanhas com intuito de beneficiar famílias carentes, campanhas para comprar playgrounds para crianças, plantio de mudas, revitalização de quadras esportivas e até construção de palco de concreto para eventos culturais.

Acredito que não devemos apenas ficar esperando pelo poder público, acredito que com mobilizações podemos trazer transformações significativas para a sociedade. Por isso realizei diversas campanhas de sucesso, seja de plantio de mudas, que hoje já estão se tornando árvores, seja para atender comunidades que sofreram tragédias e também questões de saúde pública, como por exemplo, campanhas de combate à Dengue.

BANDA POROROCA ATÔMICA

Na tentativa de manter vivo aquele carnaval tradicional de marchinhas, fundei em 2015 a banda Pororoca Atômica, onde sou vocalista e conto com músicos que também participam do Movimento Cultural Pirão-AM.

Com a banda pudemos participar de diversos eventos sociais dispensando cachê, foram principalmente campanhas beneficentes.

No começo a intenção era tocar apenas no carnaval, mas a aceitação da banda foi tão grande que acabamos tocando durante todo o ano, em diversos lugares, priorizando as músicas regionais, de beiradão, sempre incluindo a participação de artistas novos que nunca tiveram a oportunidade de se apresentar para um grande público.

PROJETOS EM 3D PARA AUXILIAR PRODUTORES CULTURAIS

Resolvi aprender por conta própria elaborar projetos em 3D para apresentar meus eventos para minha equipe de apoio e para o poder público, principalmente Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, dentre outros órgãos que auxiliam na segurança do público dentro do evento, prevenindo incidentes.

Com a publicação dessas maquetes eletrônicas, outros produtores culturais me procuraram para ajudar, e acabei prestando auxílio com essas demandas.

É fazendo uso dessa tecnologia que hoje eu e os produtores culturais parceiros temos avançado muito na produção de dezenas de eventos, avaliando arquitetonicamente uma melhor organização e posicionamento das estruturas dentro do espaço físico.

X-CABOQUINHOS

Sou ator, diretor e editor dessa produção audiovisual. É canal Amazonense no YouTube, com esquetes de humor que ganharam muita repercussão.

O nome foi inspirado no sanduíche "X-Caboquinho", que consiste basicamente em um pão recheado com tucumã e queijo coalho.

OUTRAS ATIVIDADES

• Designer, desenvolvendo cartazes, diagramação de impressos e layouts para internet.
• Fotógrafo com finalidade jornalística, principalmente para matérias de cunho social.
• Editor de vídeo, incluindo clips musicais e matérias de cunho cultural e comunitário.
• Editor de áudio para produção musical de artistas locais com trabalho autoral.
• Redator, produzindo matérias para terceiros e para às minhas próprias atividades.
• Articulador político, das causas culturais e comunitárias que participo.
• Produtor, realizando eventos comunitários tradicionais e festivais culturais em Manaus.
• Campanhas eleitorais, trabalhando com marketing, organizando equipes e nas bases.